It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

NUNCA HAVERÁ PACHORRA PARA...

David Fonseca

Se algum dia fosse director de uma estação de rádio, daria liberdade aos meus colaboradores na escolha dos artistas e temas para passar. Sem restrições. Sem listas negras. Excepto... David Fonseca. Condenado por crimes contra a cultura nacional e contra a música em geral, não teria acesso às ondas hertzianas e digitais.

Ó céus, por onde começar? Antes de mais, por o seu talento e as suas capacidades artísticas serem inversamente proporcionais ao que ele pensa de si. 
Depois, vamos por partes:
. A sua voz é fraca, desafina, não tem alma.
. As suas letras são de pé quebrado, o seu inglês, quando não apresenta erros rasteiros, é soluçante e macarrónico.
. As suas capacidades de compositor mantêm-se inalteradas desde os tempos dos Silence 4 (cujo sucesso é para mim um dos grandes mistérios dos anos 90. Só a lembrança das desarmonias vocais entre Fonseca e a outra vocalista, Sofia, me causa arrepios).
. Fotógrafo, videógrafo? É melhor nem sequer entrarmos por aí.

Lembram-se dos Humanos, esse maravilhoso projecto de recuperação arqueológica e modernização de temas que o grande António Variações deixou em esboço? Eram três vocalistas: Manuela Azevedo (dos Clã) e o fadista Camané... e David Fonseca. E a prova do génio de Variações, Azevedo, Camané – e já agora de Nuno Rafael, na produção – é que nem a participação de David Fonseca conseguiu estragar o disco. 

David Fonseca tem novo álbum a solo. O primeiro em português. Chama-se Futuro Eu. Se ao menos se mantivesse no passado dele... E.M. 


P.S.: Para desanuviar, um tema dos Humanos: A culpa é da vontade. Canta Manuela Azevedo, trazendo na pele a sensualidade misturada com retraimento que era apanágio de António. Musicalmente, um contagiante pedaço de trip-hop – confiram a dengosidade da bateria de Sérgio Nascimento.

                                               Humanos, A culpa é da vontade (2004)




  

Sem comentários:

Enviar um comentário