It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

quarta-feira, 4 de maio de 2016

SOLOS DE GUITARRA DA MINHA VIDA

#1 Slash (Guns'n'Roses) November rain

O título diz tudo, basicamente. Grandes solos de guitarra, daqueles que me fazem imitar os gestos dos geniais artistas na minha "air guitar". Têm em comum serem muito melódicos, sentidos e sem grande espalhafato mas com imensa técnica. Ou seja, não há aqui qualquer tentativa de tocar 300 notas por minuto ou mostrar a imensa pedaleira. O que conta é a emoção.
Para começar, mister Saul Hudson, ou melhor, Slash, dos Guns'n'Roses. Esta é uma das baladonas editadas em 1991 nos dois álbuns duplos simultâneos Use Your Illusion, e que na prática foram o canto de cisne da banda. Até este ano... November rain é um belíssimo épico, construído por Axl Rose no piano e na letra (já agora, não há orquestra alguma na canção, foi tudo colocado a dedo por Axl Rose com sintetizadores e programação), a que Slash dá o toque de magia com o seu solo. Ou melhor, dois solos. Ou um solo dividido em duas partes.
O videoclipe não deixa de ser divertido, com a encenação do casamento e do copo-d'água. A meio, Slash sai da igrejinha e "toca" uma das suas adoradas Gibson Les Paul. Como é que ele consegue tirar algum som sem um único amplificador ou coluna à vista? Mistérios... Agora sério, ouçam com ouvidos de ouvir estas duas belas séries de notas saídas deste matulão cheio de feeling. E.M



Slash, Guns'n'Roses, November rain (1991),
primeiro solo aos 4m12s, o segundo solo aos 5m22s







Sem comentários:

Enviar um comentário