It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

sábado, 3 de outubro de 2015

Onde é que eu já ouvi isto?
Start, The Jam  contra  Taxman, The Beatles

Dizem que o plágio é a melhor forma de lisonja. E já que se copia, então que seja dos melhores. E que melhor se pode querer do que os Beatles na sua fase imperial (1965-1966)? 
Taxman é o tema de abertura de Revolver, do álbum de 1966 dos Fab Four de Liverpool. Foi a primeira vez que um LP dos Beatles se iniciava com um tema não composto pela dupla Lennon/McCartney. E o tema de George Harrison foi o primeiro claramente político dos Beatles, atacando o governo britânico pelas suas decisões fiscais - o guitarrista soubera pouco tempo antes que a esmagadora maioria dos seus ganhos iam para o Tesouro via impostos, com taxas altíssimas para os "ricos".
Musicalmente, e no que nos interessa, Paul McCartney aplica ao seu baixo uma qualidade percussiva muito reminiscente dos especialistas dos êxitos da Motown. Curiosamente, e segundo os dados disponíveis, a série de pequenos solos incisivos de guitarra eléctrica são também de McCartney - Harrison ficou com a guitarra ritmo. O tom geral é um pouco surreal, com o refrão "'cause I'm the taxman" e os truques de produção de George Martin - este é também o primeiro álbum dos Beatles em que o dito estúdio (de Abbey Road) foi utilizado como um "instrumento" repleto de possibilidades e não apenas como uma máquina de gravação.
Chegados a  1980, os The Jam, um trio de mod rock/new wave, de carreira curta mas recheada de êxitos, liderado por Paul Weller, também adorador dos sons negros dos anos 60, copiaram, quase na íntegra, "Taxman", alterando apenas as letras e limpando o som - dando o nome de "Start!". E o refrão pode-se considerar uma resposta atrasada mas coerente com os tempos thatcherianos que se iniciavam: "and what you give is what you get" .
Nos dias de hoje, em que até uma simples inspiração não-musical pode levar a processo de plágio e perda de muitos milhões de dólares (rever Robin Thicke), é bom reouvir artistas que se alimentavam uns aos outros sem ressentimentos, dando origem a qualidade a dobrar. Ficam as duas aqui em baixo, para exercício de comparação. E.M. 



The Beatles, Taxman (1966)




The Jam, Start (1980)





Sem comentários:

Enviar um comentário