It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

sábado, 21 de março de 2015

Canções, concertos, álbuns. Quadros, exposições. Reflexões e memórias. Pensadas, queridas, apaixonadas.

 

THE CLASH, LONDON CALLING (1979)

A fotografia que encima este blogue, que hoje aqui começa, discreta e solitariamente, foi tirada pela fotógrafa Pennie Smith. A 21 de Setembro de 1979, no Palladium, em Nova Iorque. Foi utilizada para capa do (então) álbum duplo London Calling, dos The Clash - edição a 14 de Dezembro de 1979 na Europa, Janeiro nos Estados Unidos.

É o meu disco preferido. Na proverbial ilha deserta, seria o disco que eu levaria. (Neste blogue vai falar-se em termos de singles, álbuns, vinil e CD - se relevante, poderá também passar pelos formatos digitais fragmentários actuais. Isto porque é escrito por alguém a aproximar-se perigosamente da meia centena de anos, logo cuja a idade de formação estética foi feita nos tempos heróicos do analógico.)

Dizia, o meu disco favorito. Dezanove canções que passam pelos estilos que juntavam o passado e lançavam o futuro. A saber, e sem ser exaustivo: rock, punk, rockabilly, jazz, reggae, funk, soul...

Já a capa (icónica, como soi dizer-se), é toda uma história em si. Remete para a capa do primeiro álbum de Elvis Presley, logo para a história do rock, e para a decadência do mesmo. E para a ambição de um grupo de quatro jovens em Londres que queriam o mundo, e agarraram-no através deste disco. 


O homem que está na capa em primeiro plano chama-se Paul Simonon, e, no final de um concerto em que nunca se sentiu à vontade, pegou no seu baixo, e foi nesse instante em que decidiu esmagá-lo contra as tábuas do palco que Pennie Smith o capturou para a posteridade.
Gostaria de pensar que parte do seu gosto pela música, da sua busca da variedade, e da sua inquietação e revolta se imiscuiu em mim através do som e se manifesta ainda no que sou - um ser imerso no som e na música. Voltarei, regular e/ou irregularmente, aos The Clash e a London Calling.




(Vídeo oficial do tema título e de abertura de London Calling,  cortesia youtube)



 

Sem comentários:

Enviar um comentário