It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

terça-feira, 24 de março de 2015

Glastonbury vs. Kanye West vs. Dolly Parton
 
O rapper Kanye West foi confirmado como um dos cabeças-de-cartaz do Festival de Glastonbury 2015, geralmente reconhecido como o mais prestigiado (ainda se pode utilizar esta palavra)? do Mundo. E o anúncio fez estalar o verniz. Os mais tradicionalistas - ou seja, rockers e afins - fãs do festival iniciaram os protestos contra a escolha, e a respectiva petição leva já muitos milhares de assinaturas. Os organizadores Michael Eavis (pai) e Emily Eavis (filha) vieram defender a escolha. E a lembrança volta para 2008, quando a indicação de Jay Z para cabeça de cartaz tinha inflamado os ânimos.
Esclareçamos: Não estão em causa as boas intenções dos responsáveis do evento: cativar nomes fortes, diversificar as orientações estéticas, desafiar ideias feitas. Já houve grandes artistas inesperados, que não se esperaria que fizessem boa figura nos campos do Somerset, mas que acabaram por ter atuações que ficaram para os anais. Desde logo, Dolly Parton, a rainha da country, em 2014, conseguiu levar a multidão nas palminhas das suas mãozinhas.
O que está aqui em causa, neste ano da desgraça de 2015, é a validade da participação de Kanye West em concreto. Na década de 2000, foi um inovador, na área que junta a pop e o hip hop. Mas agora está em declínio acentuado (colaboração com Paul McCartney em 2015? Please...). E não só artístico. Como muitos dos seus congéneres de zona artística, não resistiu aos chamamentos do lado negro da força do bling, das "socialites", da fama desmedida. Nos dias que correm, é mais comentado pelo apelido da sua senhora (Kardashian), pelo nome próprio da sua criança (North), e pelo insulto dirigido a Beck na cerimónia dos Grammy, quando o bardo californiano ganhou o prémio de álbum do ano, e West arrogou-se o direito de achar que o galardão deveria ter ido para a sua amiga Beyoncé, e saiu intempestivamente da sala.
"Let the games begin!"

Dolly Parton, Jolene, ao vivo em Glastonbury (2014)

 
Kanie West, Gold digger (2005)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário