It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Onde é que já ouvi isto?

Adam and The Ants vs Rolf Harris


Em 1981 Adam Ant (e os seus The Ants), uma das mais originais figuras do movimento neo-romântico, acertou numa pepita de ouro com este Prince Charming, nome de álbum, de single, de vídeo. Hilariante, simplicíssimo, dois acordes repetidos para cima e para baixo em ritmo de marcha forçada, sobre um Príncipe Encantado que não tem que ter medo do ridículo. O tema ficou no ouvido, o vídeo, com Adam Ant a fazer de Cinderelo, Clint Eastwood, Alice Cooper e etc., é de partir o coco, e a genialidade da canção marcou a carreira do grupo. Só que... 
Afinal havia outra.  Mais concretamente de 1965 vinha War canoe, uma cançãozinha escrita e cantada por Rolf Harris, um artista australiano que foi durante muitos anos um dos mais queridos apresentadores da TV britânica. Basicamente, Prince Charming é uma cópia descarada de War canoe, no ritmo, na percussão, na linha vocal, nas vozes de acompanhamento.
Muitas vezes há processos de plágio que parecem só querer sacar dinheiro devido a algumas parecenças, mas neste caso é mais do que parecenças, é samplado. E ainda por cima de certeza que um jovem Adam Ant a terá ouvido no rádio quando era criança, por isso não podia alegar desconhecimento.
Lá acertaram as contas em tribunal. E se Rolf Harris precisa do dinheiro para advogados, pois está preso desde o ano passadoo, acusado de vários actos de pedofilia. Retiraram-lhe quase todos os prémios e honras que tinha recebido, e mesmo o Youtube está a cancelar muitos dos seus vídeos. Por isso, enquanto se pode façam lá a comparação. E.M.


Adam and The Ants, Prince Charming (1981)

Rolf Harris, War Canoe (1965)



Sem comentários:

Enviar um comentário