It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

TAIS QUAIS

Mais um projecto ao Sul, dos suspeitos do costume pós-Rio Grande, ou seja, mais um supergrupo com João Gil, Tim, Vitorino e Jorge Palma.
A novidade destes Tais Quais, cujo álbum Os Fabulosos Tais Quais saiu em Novembro, é a mudança de azimute para o feminino: surge Celina da Piedade, acordeonista e vocalista cheia de vida e tradição, que já fez de tudo um pouco na apropriação da canção popular alentejana e não só. Aqui surge também, na produção executiva, o seu companheiro Alex Gaspar, que com ela escreve alguns dos temas gravados. 
Letras também pelo excelso João Monge, cúmplice de João Gil desde os tempos dos Trovante, e por Vitorino. Há recuperação de tradicionais e uma versão (mais uma...) de Circo de Feras, dos Xutos, que se está rapidamente a tornar mais Tim-esca do que Homem do Leme. A completar o ramalhete de cheiros além-Tejo, Sebastião Santos na bateria e Paulo Ribeiro (que acompanhou João Gil no anterior projecto Baile Popular) na voz profunda, e Jorge Serafim, de cerradíssima pronúncia da planície, a contar histórias. 
Musicalmente, nada de novo, cantigas de fundo tradicional bem cantadas e bem tocadas, em formato acústico mas sem grande centelha ou novidade. Mas não se pode pedir a João Gil para acertar sempre nos números da lotaria. Um homem com o seu currículo e todo o bem que já fez à música nacional bem pode juntar os amigos e fazer mais um disco sempre que quiser.
Fica então a novidade feminil, com a voz fresquinha de Celina e o seu acordeão a acompanhar, neste Mês de Agosto. E.M. 



Tais Quais, Mês de Agosto (2015)


Nota: alguns dias após este post, a Sony retirou os clipes do álbum do Youtube. Esperamos que voltem a inseri-los.





Sem comentários:

Enviar um comentário