It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

sábado, 19 de dezembro de 2015

THE BONZO DOG DOO-DA BAND
THE INTRO AND THE OUTRO

A Bonzo Dog Doo-Da Band, como o próprio nome já indica, é uma banda humorística. Activa essencialmente na segunda metade dos anos 60, foi companheira de geração e de ideais dos Beatles e dos Monty Python: por exemplo, Paul McCartney produziu, Neil Innes (teclista) compôs com Eric Idle dos Python, e actuou com eles ao vivo. Com a troupe dos Monty partilhavam o "background" universitário, com os quatro de Liverpool os gostos musicais, que passavam pelo vaudeville e o musical, a que acrescentavam o jazz e, mais tarde, o rock.  
No álbum de estreia, Gorillas (1967), aparece este surpreendente The intro and the outro, que é exactamente isso: ao longo de toda a música é tocado o mesmo motivo, só que com destaque e introdução para diferentes instrumentos. Ou seja, aquilo que num disco normal ou num concerto tradicional seria uma introdução dos elementos ou do tema para depois se passar à composição propriamente dita, aqui é revista e travestizada e tomada como elemento único. Os instrumentos são múltiplos, os intervenientes reais (os próprios Bonzo e convidados como Eric Clapton no ukelele) ou imaginários – John Wayne, Adolf Hitler no vibrafone, Quasimodo na bateria... 
A voz, que vai apresentando os "convidados", é do infelizmente já falecido Vivian Stanshall, que aqui mostrou as capacidades de mestre de cerimónias aproveitadas em 1973 por Mike Oldfield, que o convidou para apresentar os instrumentos que Oldfield vai tocando em Tubular Bells. E.M.

The Bonzo Dog Doo-Da Band, The intro and the outro (1967)


Sem comentários:

Enviar um comentário