It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Big Black, Kerosene

Ok, chega de baladinhas e pés-de-salsa. No outro extremo do espectro musical de Rufus e Judy... BIG BLACK. Banda punk seminal nos anos 80, oriunda do estado de Illinois e liderada pelo mago Steve Albini, cuja lista de produções ou misturas posteriores parece um "Who's who" do rock independente: Nirvana, Pixies, PJ Harvey, Manic Street Preachers...
Quanto aos Big Black enquanto banda, distinguiram-se por uma abordagem abrasiva, com guitarras corrosivas em cima de caixas de ritmos industriais, e por uma postura de permanente ataque político e de resistência aos aspectos comerciais e menos éticos da indústria musical. Levantando, portanto, a bandeira do que se denominaria de hardcore punk.   
Do álbum Atomizer (1986) sacamos Kerosene. Seis minutos de serras industriais através do cérebro. Uma vida minimal numa pequena cidade. A letra, apropriadamente reduzida, revolve à volta de "I was born in this town / lived here my all life / never anything to do in this town". Assim sendo, a solução só pode ser "kerosene"... para queimar a cidade, literal ou metaforicamente. "Something to do", basicamente. Repetitivamente e psicoticamente brilhante. A versão de The Model, dos Kraftwerk, no álbum Songs About Fucking, é um também um "must". E.M.   

Big Black, Kerosene (1986)


Big Black, The Model (1987)



Sem comentários:

Enviar um comentário