It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

sábado, 22 de agosto de 2015

BURAKA... SEMPRE!

A notícia correu célere durante a semana que agora termina: os Buraka Som Sistema anunciaram que em 2016, após uma digressão nos primeiros meses, irão entrar em "paragem por tempo indeterminado". 
É uma má notícia, obviamente. Os Buraka são um dos mais interessantes projectos nacionais (musical, estética e sociologicamente) e, caso quase virgem mas totalmente merecido, com vasto reconhecimento internacional. 
Mas é curioso que não estou muito incomodado pela situação. Primeiro porque, como desde há uns anos se percebeu, não há grupo que não se volte a reunir, desde que os seus membros estejam vivos. Ou às vezes mesmo que nem estejam vivos...
Depois, porque a montanha de músicas e ideias que eles amontoaram e doaram ao público ao longo da última década serve para nos alimentarmos durante muito tempo. 
Por fim, porque os vários elementos do núcleo duro dos BSS já mostraram que têm a cabeça tão aberta que certamente continuarão connosco, em nome próprio ou em outros projectos e novos sons, nos próximos tempos. 
Por isso, não entremos em tristezas, celebremos sim a maravilhosa inteligência e batida dos Buraka. Por exemplo, com  Parede, do álbum Buraka (2014). Kuduro progressivo do melhor, e não só. "Encosta na parede!" Todos!... E.M.

Buraka Som Sistema, Parede (2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário