It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Jackson & Jagger em estado de choque


Estes dois senhores - Michael Jackson e Mick Jagger - fizeram muita coisa muito boa, mas também fizeram muita miséria - lá iremos algum dia.
Mas aqui - State of schock (1984) -, numa ocasião especial, fizeram algo especial.
Isto porque se em meados dos anos 80 qualquer deles já se estava a destacar pela excentricidade e pela ornamentação barroca nas suas carreiras "oficiais" (Michael após o pico de Off The wall e Thriller, Jagger com os Rolling Stones após Tattoo You), aqui apostaram num minimalismo radical e na pura potência de bateria, baixo e voz.
State of Schock foi composta por Michael Jackson e o músico de estúdio Randy Hansen e estava destinada a ser gravada por Michael e Freddie Mercury dos Queen, para possível inclusão em Thriller. Mas a logística (e, ao que parece, a conjugação de egos) não funcionou, e acabou por sair no álbum Victory, em nome dos The Jacksons.
Canção gutural, é prima muito próxima, por exemplo, do que andavam a fazer por essa altura Prince e os Sly Fox, na rota de descarnação de duas tendências opostas que o hip-hop estava a reunir: a electrónica e o r'n'b - note-se como existe tanto tempo de respiração, de ar, entre as guitarras. E as vozes das duas superestrelas encaixam-se e conseguem evitar a sobreexibição. E.M.

State of schock, The Jacksons (1984) Vozes: Michael Jackson e Mick Jagger

 

Sem comentários:

Enviar um comentário