It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

sábado, 13 de junho de 2015

Stand by me, Ben E. King


Há canções que, assim que as ouvimos pela primeira vez, nunca mais as esquecemos. É o caso desta Stand by me (1960), do recentemente falecido Ben E. King - que a compôs, juntamente com a dupla Jerry Leiber e Mike Stoller. A canção é de uma simplicidade e de uma limpidez admiráveis - basicamente uma linha de baixo pristina, percussão minimalista (reco-reco e triângulo), um belo arranjo de cordas, cortesia de Stanley Applebaum, e, claro, o vozeirão de Ben. John Lennon, que era um homem que percebia duas ou três coisas sobre grandes canções, era fã, e fez uma versão para o álbum Rock'n'Roll, em 75. E percebe-se porquê, ouvindo a letra, de esperança e de redenção através da amizade. Farol para o futuro em noites de solidão e tristeza, Stand by me é universal, e a sua influência é tal que a sequência de acordes que utiliza é por vezes designada como "progressão de Stand by me". O filme que lhe pediu o nome emprestado, em 1986, com River Phoenix e Wil Wheaton, também não é de desprezar. E.M. 


Stand by me, Ben E. King (1960)

Sem comentários:

Enviar um comentário