It's a one time thing
It just happens a lot

Suzanne Vega

segunda-feira, 13 de abril de 2015

LORDE, Royals


Ainda há canções que nos agarram gentilmente pelo pescoço... Royals é uma delas. Em 2013, no meio do hip-electro-new-r'n'b-trash que prolifera pelas ondas hertzianas e digitais, surgia este objecto dificilmente identificável. Co-escrito e cantado por uma adolescente de Auckland, Nova Zelândia, Lorde de seu singelo pseudónimo (Ella Marija Lani Yelich-O'Connor de seu nome verdadeiro), Royals começa com um ritmo simples de bombo e estalos sintetizados, a que se junta logo uma voz determinada a declarar que "I've never seen a diamond in the flesh" - está dado o mote para um pedaço de pop minimal perfeitamente delimitado. Estamos nos antípodas dos apelos desenfreados do bling e do twerking, e nunca deixa de me surpreender como alguém com tão pouca experiência de vida pode já ter uma visão tão profunda e do que é importante e permanente. 
Há que dizer que sou um apaixonado pela Nova Zelândia, o país mais feliz do Mundo, e onde tive o privilégio de passar uns meses. Por isso, quando soube que que Royals foi concebido (se bem que burilado e produzido por Joel Little) por uma kiwi girl de Devonport, subúrbio boémio e artístico do Norte da baía da  maior cidade da Terra da Grande Nuvem Branca, percebi uma das razões da ligação imediata: há ali uma certa dose de estranheza  e singularidade insular que são próprias dos neozelandeses.


Lorde, Royals (2013)
 
 
 
P.S: Bruce Springsteen gosta de começar alguns concertos com temas do local onde está a actuar. A 1 e 2 de Março de 2014, abriu os seus espectáculos no Mount Smart Stadium, em Auckland, com uma versão a solo (voz, guitarra acústica e harmónica ) deste Royals. A nível de arranjo sonoro é como estar num outro universo, mas percebe-se que os dois artistas, de proveniências e idades tão afastadas, partilham o amor pela verdade e não sentem a necessidade do acessório. Para comparar
 
Bruce Springsteen, Royals (ao vivo, Auckland, 2 de Março de 2014)
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário